quinta-feira, 23 de março de 2017

ONDE TUDO COMEÇOU


A prática das exposições de arte remonta pelo menos a 1673, quando a instituição real francesa de patronato artístico, a Academia Real de Pintura e Escultura, uma divisão da Academia de Belas Artes, organizou a sua primeira exposição semi-pública de obras de arte no Salon Carré. Este foi o início de um tipo particular de exposição regular onde qualquer artista podia submeter obras para exposição. Este tipo de exposição tornar-se-ia importante, e seguidamente controverso, nos séculos XIX e XX, servindo de estímulo ao desenvolvimento do academismo. Assim, o estudo da história da arte destes séculos não pode ser feito sem haver referências a estas exposições frequentes, que se multiplicaram por todas as nações ocidentais. As maiores exposições foram o Salão de Paris, organizado desde 1725 no Louvre, e em Londres a exposição da Royal Academy (Royal Academy Summer Exhibition) organizada anualmente desde 1769.
A história Americana das exposições de arte moderna tem início em Nova Iorque em 1913 com o Armory Show, onde as vanguardas europeias foram presentes pela primeira vez aos Estados Unidos. A nona exposição Street art (9th Street Art Exhibition) foi uma exposição histórica pela inauguração de novos movimentos artísticos e apresentação de artistas da vanguarda nova-iorquina.
A exposição internacional de arte contemporânea mais notável é provavelmente a Documenta, realizada anualmente desde 1955 em Kassel na Alemanha, apresentando os artistas internacionais mais relevantes e as novas tendências. De influência similar, a Bienal de Veneza em Itália, organizada a cada dois anos, apresenta obras repartidas por pavilhões de diferentes países.
As exposições artísticas são habitualmente inauguradas por uma vernissage, aberta ao público em geral ou reservada a convidados. A maioria das exposições elabora catálogos, onde estão presentes fotografias das obras e comentários de especialistas. Os catálogos são na sua maioria obras impressas, embora algumas exposições actualmente façam uso de suportes digitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário